segunda-feira, 29 de abril de 2013

1º DIA TEMÁTICO



O dia temático é uma data de mobilização das escolas em torno de questões relevantes para a  educação do país. Tematizando as ações realizadas cotidianamente, ou promovendo eventos e atividades especiais – desenvolvidas a partir de processos educativos complementares às atividades pedagógicas –, as escolas estimulam o conhecimento e o debate acerca do tema. Assim, realizamos 19/04, duas ações integradas ao Dia Temático.

 O Desafio da Leitura foi lançado às turmas dos 4º anos – onde cada aluno escolheu um livro na Biblioteca Escolar e após ler e preencher uma ficha de leitura, foram organizados em equipes para realizar o grande Desafio, com o objetivo de divulgar a obra lida de forma que os telespectadores ficassem interessados em realizar leitura do livro apresentado. Cada equipe tiveram a oportunidade de apresentar os  livros nas outras turmas (jardim, 1º , 2º e 5º ano), utilizando a dinâmica de "vender o seu livro", com intuito que fossem escolhidos pela maioria dos alunos ouvintes.
As turmas vencedoras, que tiveram maiores pontuações nas"vendas" dos livros foram o 4º ano II regida pela professora Jailda e o 4º ano IV regida pela professora Rosoli.  Como  premiação pela vitória da equipe, será organizado para a turma uma manhã/tarde de lazer e recreação com um lanche especial.
A realização desta ação despertou nos alunos maior interesse pelos títulos apresentados, estimulando-os a uma leitura mais criativa e prazerosa.
Quem é que não gosta de ficar no colinho da vovó ouvindo histórias e cantigas? Nessa relação de amor e carinho há espaço ainda para o aprendizado,  tivemos o Conto da Vovó é uma ação integrada ao projeto Pequeninos Ouvindo e Criando e foi realizado pela  voluntária Srª Edna Martins Santana que contou a história de Davi aos alunos do Jardim e 1º ano, ao ouvir histórias, as crianças desenvolve sua imaginação, amplia seu universo cultural e pode até se identificar com os personagens. Desta forma, cultivamos o interesse pelas histórias contadas pelos avós, e valorizamos os laços familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário